segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NIKON D7000

No início do mês comprei o novo modelo da Nikon a D7000. Até aqui usei uma Olympus E-510 que me fez evoluir fotograficamente e pela qual guardo um enorme carinho, mas as suas limitações obrigaram-me a optar por uma nova máquina.

A escolha foi difícil entre as Nikon D7000, D300s e a Canon 7D. Todas elas são óptimas com vários pontos fortes e no geral as três equivalem-se. Mas mais importante do que isso seria escolher a marca: Canon ou Nikon. Para além do corpo temos que contar com as lentes, flash, etc., ou seja é como fazer um casamento com uma marca, para sempre ou pelo menos durante muitos anos, já que geralmente muda-se o corpo da máquina e o resto dos acessórios vão-se mantendo. A escolha recaiu na Nikon, porque me parece mais sóbria e consciente. A Canon lança no mercado modelos atrás de modelos e muitos deles semelhantes. Um bom exemplo é que brevemente será lançada a 600D que tudo indica irá substituir a 550D que saiu à pouco mais de 1 ano, quem a comprou fica agora com um sabor amargo na boca. No entanto não coloco em questão a qualidade da Canon. O design da Nikon agrada-me mais e o sensor ligeiramente maior foram factores a ter em conta.

Posta de lado a Canon, a dúvida ficou entre a D7000 e a D300s. A 300s é mais cara, pesada, maiores dimensões e correm rumores que será substituída este ano por um novo modelo. Entre ambas não vejo grandes diferenças, portanto decidi gastar um pouco menos e preferi a portabilidade da D7000. 
A compra deveu-se a querer ir mais longe e esta D7000 oferece óptimas funcionalidades, detém 39 pontos de focagem, excelente comportamento ISO, um sensor de 16.2 pixéis, etc. Claro que um modelo full-frame seria melhor, mas o preço iria para o dobro e esta serve perfeitamente as minhas necessidades e como um fotografo não se vê pelo equipamento que tem, mas sim pelo que faz, seja com uma compacta ou uma SLR profissional.
Para além do corpo comprei também duas lentes: uma Tamron 17-50mm F2.8 e uma lente macro Sigma 105mm F2.8. O porquê de não ter comprado da Nikon deveu-se ao elevado custo das suas lentes que oferecem melhor qualidade. É muito importante saber até onde se pode gastar, não se deve entrar em loucuras e querer o melhor e mais caro. Ao se ter um valor limite para se gastar o passo seguinte é escolher o material necessário que tenha o máximo de qualidade, dentro das possibilidades de cada um. As marcas da concorrência como a Sigma, Tamron, Tokina, geralmente oferecem boa qualidade a um preço mais acessível. Uma boa ajuda para saber o que escolher é pesquisar na internet criticas feitas em sites da especialidade por profissionais, ou então pedir opinião a fotógrafos.
Brevemente irei mostrar os resultados obtidos, para já fica aqui um exemplo.


Nikon D7000 - Sigma 105mm - F4.2 - ISO 400 - 1/500s

Sem comentários:

Enviar um comentário