quarta-feira, 27 de julho de 2011

EXPERIÊNCIA EM FOTOGRAFAR CONCERTOS

No dia 17 de Julho tive a oportunidade de fotografar os Dream Theater. Para quem não os conhece, são uma banda americana de metal progressivo, com uma solida carreira respeitada e aclamada mundialmente pela imprensa especializada. O evento aconteceu no Coliseu do Porto, uma belíssima sala de espectáculos. 
Como é hábito neste tipo de eventos os fotógrafos têm tempo limite para fotografar, neste caso foram 15 minutos.

Todas as fotografias foram realizadas sem flash, o qual geralmente é proibido de se utilizar. Captei as fotos com uma sensibilidade ISO entre 800 e 1000, e optei pela prioridade ao obturador, com uma velocidade de 1/100s, para não correr o risco de fotografias tremidas, deixando o cálculo da abertura por conta da máquina.
Este tipo de fotografia é um constante desafio, pois a iluminação muda a cada segundo e os músicos estão sempre em movimento. A máquina deve ser segura firmemente, pois um pequeno tremor é o suficiente para arruinar a fotografia.  
Para planos amplos e corpo inteiro utilizei uma 17-50mm e para grandes planos uma 105mm, ambas com uma abertura máxima de F2.8.
Algo importante é controlar a ansiedade e o nervosismo, o que não é fácil e só se consegue ao longo do tempo com mais experiência.
Um bom enquadramento é fundamental para o sucesso e neste caso, nem sempre se consegue atingir a perfeição, pois na hora do click o movimento do músico poderá estragar tudo. Outro aspecto é a expressão dos músicos e uma boa forma de as captar é o disparo continuo.
Dito isto convém ter um equipamento que suporte sensibilidade ISO elevadas, um disparo continuo superior a 5 fotos por segundo, lentes luminosas e uma boa dose de paciência.
As fotografias aqui expostas não levaram tratamento de pós produção, mas convém fotografar em Raw, para se ter uma maior liberdade e poder corrigir a exposição, equilíbrio de brancos, ruído, saturação ou o contraste.
Pessoalmente algumas delas não estão ao meu gosto e por vezes torna-se frustrante não atingir os objectivos, no entanto o importante é aprender com os erros e nunca desistir.


7 comentários:

  1. Gostei do texto que escreveste, e do trabalho que realizaste, para mim estão muito bem conseguidas as fotografias. Continua assim. Abraço Miguel

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras Miguel. um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado José, vindo de si, eu acredito :) abraço

    ResponderEliminar
  4. o texto e as fotos estão em plena harmonia,assim como as cores reais e puras.bom trabalho,continua.joca

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabens pelo teu trabalho =))
    As fotos estao exclentes*/*
    Angelus*

    ResponderEliminar