quinta-feira, 3 de novembro de 2011

OUTONO NA CIDADE

No domingo dia 31 de Outubro, decidi durante a tarde ir fotografar algumas árvores na cidade de Viseu. Esta é a altura ideal para o fazer pois as folhas das árvores ganham cores amareladas e alaranjadas, só possíveis de visualizar no Outono. O céu estava nublado e perfeito para o tipo de fotografia que pretendia, a luz era suave e não criava sombras indesejadas. Apesar de algum vento se fazer sentir, o mesmo não se tornou um obstáculo, apesar de dificultar a tarefa, pois as folhas das árvores estavam em constante movimento.
Não fui muito carregado, deixando mesmo o tripé na mala do carro. Pretendia maior mobilidade e o tripé não seria a solução adequada, tendo feito todas as fotografias de câmara na mão.
A lente que utilizei na minha Nikon D7000 foi a Sigma 105mm F2.8, para poder captar e isolar alguns pormenores. Essencialmente usei grandes aberturas, para obter uma boa profundidade de campo, para realçar o primeiro plano. 
Realizei algumas fotos, mas apercebi-me que lhes faltava iluminação suficiente, decidi então usar o flash Nissin Di 622 Mark II, no entanto faltava-me um difusor para quebrar a forte iluminação do flash, resolvi este contratempo com um
lenço de papel branco de limpar o nariz e com um elástico fixei-o no flash. Solução mais barata não encontram e garanto que funciona muito bem. Experimentem!
Como podem constatar não é obrigatório ir para uma floresta, fazer fotografias deste tipo, nas cidades também é possível captar a magia do Outono, sem ser necessário percorrer quilómetros e no final do dia fazer contas à despesa. É claro que o ambiente natural de uma floresta nada tem a ver com o de uma cidade, aqui não existe o silêncio muitas vezes desejado, o ar puro, o cantar dos pássaros, etc. Há sim, pessoas a olharem e talvez a pensarem "o que anda este maluco aqui a fazer a fotografar folhas".
A cidade pode não ser o local perfeito, mas serve como forma de melhorar tecnicamente e treinar, para quando se deslocar à floresta ser capaz de trazer bons resultados e não uma dose de frustração. Não se esqueça de planear bem as suas saídas de longa distância, verifique se leva o equipamento necessário, o estado do tempo, roupa adequada e defina o que vai fotografar.

Visite o meu trabalho em www.almavista.blogspot.com

1 comentário:

  1. Olá Oliveira! Estive a fazer um "tour" pelo teu novo blog gostei bastante! Acho que os teus comentários, acerca das fotografias que tiras, são bastante elucidativas da forma como se pode tirar uma boa fotografia. Dá para aprender umas "pequenas" técnicas de fotografia, principalmente aquelas mais baratas do tipo "Macgyver" :)!!
    Parabéns pelo blog e um abraço!

    Ass. Ricardo ("toscca")

    PS: Das pessoas que conheço, vou divulgar!

    ResponderEliminar