segunda-feira, 12 de março de 2012

Limpeza do sensor.

A limpeza do sensor de uma reflex é para muitos um risco elevado, de facto poderá sê-lo caso seja mal efectuado. No entanto não é nada que não se possa fazer em casa, com o devido cuidado e material apropriado para o efeito. Falando da minha experiência pessoal, posso dizer que quando detectei nas minhas fotografias pequenos pontos negros fiquei preocupado, porque sabia que teria de limpar o sensor ou mandar limpar. A detecção destes pontos torna-se mais visível com a utilização de pequenas aberturas (F maior).
Optei por ser eu próprio a fazer esta tarefa, isto porque o teria que fazer mais vezes no futuro e mandar limpar o sensor fora iria obrigar-me a ter que enviar por correio a minha câmera
e correr o risco de danos no transporte, ficar sem ela por uns dias e ter uma despesa extra periodicamente. Isto porque na zona onde moro tal tarefa seria impossível de fazer numa loja especializada.
Tomada a decisão, teria que saber como limpar o sensor. Após uma exaustiva pesquisa na internet, questionado fotógrafos experientes, cheguei à conclusão que limpar o sensor não é um "bicho de sete cabeças" e tenho-o feito sem problemas.
Recentemente encontrei uns tutoriais (em inglês) muitos úteis que vos poderão ajudar nesta tarefa, com segurança, sem terem que gastar muito dinheiro e no final ficarem com um sensor imaculado.
Mesmo antes de ver estes tutoriais já fazia uso do material da marca Visible Dust, umas pequenas espátulas com um liquido próprio, tal como poderão ver no segundo tutorial toda a explicação e até ao momento não tive qualquer problema.
Existem outras formas e métodos de o fazer com prós e contras, mas a explicação destes vídeos pareceu-me simples, eficaz e ao alcance de quase todos.
Após visualizar os vídeos se não se sentir seguro de fazer a limpeza, então opte por a mandar fazer numa casa especializada.
Boa limpeza.





Sem comentários:

Enviar um comentário