segunda-feira, 5 de março de 2012

O Photoshop nas minhas fotografias!

Algumas vezes fui abordado por alguns comentários do género: "as suas fotografias são boas e bonitas, apesar de terem Photoshop".
Para mim uma afirmação destas leva-me a pensar num julgamento negativo, retirando o mérito ao acto de fotografar e há minha visão pessoal. 
Hoje decidi esclarecer este assunto para que não restem dúvidas e desculpem-me alguns se isto vos irá incomodar ou até ferir.

De facto uso um programa de edição, seja ele photoshop ou outro qualquer e o seu uso é unicamente para melhorar o resultado final de uma fotografia. Basicamente, para ajustes de saturação das cores, balanço de brancos, exposição, sharpness e pouco mais.  Não o uso para fazer manipulação da realidade.
Também afirmo sem qualquer receio que na era digital e para quem quiser levar a fotografia mais a sério, se se recusar a usar edição de imagem como referi, pode muito bem arrumar as botas!

Trabalho em raw, ficheiro este criado pela máquina com a informação total e crua de uma imagem, logo este terá que passar por um programa de edição, para fazer os melhoramentos que referi e só depois ser guardado por exemplo em jpg.
Mas até podem fotografar em jpg, o que alguns não sabem é que esse ficheiro já recebeu edição interna do processador da máquina e também alguma perda de qualidade final. Ou seja a edição também foi feita, não foi é controlada pelo fotografo, mas sim pela máquina fotográfica e isto para mim eu não quero, mas também poderá ser muito útil para certo trabalhos fotográficos em que o resultado final seja imediato. No entanto poderão sempre programar a forma como a edição da máquina será feita, isto por norma nos modelos mais avançados.
Compreendo que quando se olha para uma fotografia com o fundo desfocado e o sujeito principal nítido, ou o correr da água de um rio suavizada quase a parecer nevoeiro, possa parecer estranho a alguns  e o julgamento será óbvio: "tem photoshop"! Até aceito este juízo vindo de um leigo em fotografia, mas fico chocado quando por vezes são pessoas ligadas à fotografia e que fazem dela profissão. É uma pena, porque estão na profissão errada!
Não foi o photoshop que criou o fundo desfocado ou suavizou a água, foi sim a técnica utilizada para obter a fotografia e isto é realizado no acto em que se está a fotografar, não é feito ao acaso ou por mera sorte.
Dito isto resta dizer que fotografar não é apenas apontar, clicar e usar o modo automático ou semi-automático e esperar que a máquina faça o resto, porque ela não o faz! E o resultado normalmente é uma grade desilusão.
Aquilo que aconselho é estudarem fotografia e para isso não é obrigatório tirar um curso, embora ajude e quem o poder fazer melhor. Leiam livros, revistas, vejam tutoriais na internet, frequentem workshops e pratiquem o máximo possível. Só desta forma irão compreender a luz, composição, várias técnicas, acessórios fundamentais, etc. Só assim poderão fazer fotografia ao vosso gosto e não ao gosto de um aparelho electrónico, porque ele jamais o fará por vocês. Muito mais poderia ser aqui abordado, mas prefiro não me alongar mais e espero que tenham ficado esclarecidos.
Para terminar aqui fica um antes sem edição e um depois com edição, para que não restem dúvidas.

DEPOIS
ANTES

8 comentários:

  1. Caro Adelino,
    Totalmente de acordo. 100%. Em tudo. Vou fazer share no FB, ok?
    Cumps e continuação de boa fotografia.
    João M. Gil

    ResponderEliminar
  2. Viva João.
    Obrigado pelo comentário e pela partilha do artigo.
    Cumps e boas fotos.
    Adelino oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá Adelino,
    Concordando inteiramente, acrescento ainda que é praticamente impossível desassociar a “fotografia digital” à posterior edição. Já nos tempos da película se faziam estas correcções em laboratório… hoje em dia somos nós próprios a ter o poder de ajustar os resultados em conformidade com os nossos gostos.
    Difícil, é sim, saber encontrar o caminho certo para obter bons resultados! Por vezes, uma má edição torna a fotografia num perfeito desastre. Também aqui, é por isso, necessário o bem senso e sentido estético! Depois, dependendo de cada um há quem use a máquina fotográfica como um mero instrumento de captação para depois “perder horas” a editar exageradamente as fotografias e há quem (com bom senso) “perca” o devido tempo na captura e, em posterior edição, corrija apenas alguns pormenores como (e bem) referiu. As câmaras digitais, por muito boas que sejam, não têm, por exemplo, a capacidade de conseguir uma exposição correcta num ambiente em que haja variações de alguns Ev’s ou cenas de grandes contrastes. A correcção deste problema, em posterior edição, é simples e não se altera com isso o sentido estético, a composição, a gama tonal, etc.. Porque não, então, fazê-lo?
    De resto, como também referes, precisamente por não se terem adaptado a esta nova realidade (e necessidade) é que muito fotógrafos “profissionais” (entre outros motivos, claro) não conseguiram resistir a esta nova “era digital”…
    Depois, claro que como em tudo há sempre excepções e também é verdade que, por vezes, uma ou outra fotografia não necessitam de qualquer edição uma vez que ao faze-lo só estamos a “estragar” o resultado inicial.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Loureiro.
      Obrigado pelas suas sábias palavras, as quais enriquecer o meu post e com as quais concordo.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Caramba! Assino debaixo de cada palavra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá JC Duarte.
      Obrigado pela sua visita e por ter deixado o seu testemunho.

      Eliminar
  5. Concordo inteiramente com o argumento dado e muito bem explicado. No entanto não quero deixar de acrescentar que as pessoas que costumam dizer essas coisas, que ter muito Photoshop ou ter simplesmente Photoshop é mau, falta-lhes muita informação e formação sobre fotografia. E passo a explicar: desde os primórdios da fotografia que se manipula a imagem ou não saberão que nos 1º retratos tirados em fotografia, as exposições eram muito longas e mesmo que os modelos estivessem hirtos e quietos era impossível congelar os olhos, e que normalmente tinha que levar um retoque dos pintores para que se vissem os olhos. Mesmo com o filme (o chamado analógico) houve sempre manipulação, seja na captação, seja na impressão, dado pelo contraste, pelos graus dos papeis, pelo puxar da sensibilidade (ISO) a um filme; ou quem não alterou ou cortou certos enquadramentos. Até os próprios filmes tinham características diferentes no contraste, na cor e na sensibilidade ou grão, e claro para não falar das famosas máscaras (autênticos layers) que se fazia no laboratório a preto e branco.
    A mim parece-me que esse comentário trás muita preguiça em trabalhar numa ferramenta que é fundamental para o resultado final de uma fotografia. Sempre foi assim e sempre será, apenas mudou o processo. Era bom que essas pessoas se informassem da série de excelentes fotógrafos internacionais e nacionais, onde a edição está presente nas suas fotos, transversal em todas as áreas da fotografia desde a Moda, Publicidade, Natureza, Retrato, Paisagem urbana e Fotojornalismo, todos eles reconhecidos com prémios de prestigio, representados por as mais importantes galerias internacionais e publicadas nas mais importantes revistas de fotografia a nível mundial.
    Por último, isto não é uma questão de gostar ou não gostar de Photoshop, é tão simplesmente uma questão de SABER.
    Vitor Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor Costa.

      Obrigado por complementar o meu post com mais informação útil e esclarecedora. Admito que as pessoas não são obrigadas a ter esse tipo de informação, no entanto seria talvez mais prudente, questionar o autor da forma como a obteve uma determinada fotografia. Dessa forma o autor não seria acusado de que é o photoshop o grande mestre da fotografia, mas apenas responsável por uma pequena parcela de todo o processo criativo e assim o valor será atribuído a quem esteve por detrás da máquina fotográfica. Esta forma de pensar retira o mérito à arte de fotografar e cabe-nos a nós educar as pessoas, para que o nosso trabalho passe a ser mais respeitado.

      Eliminar